sábado, 8 de outubro de 2011

Os tipos de Processador

O processador é a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores são circuitos digitais que realizam operações como: cópia de dados, acesso a memórias e operações lógicas e matemáticas.

Os processadores comuns trabalham apenas com lógica digital binária. Existem processadores simples, que realizam um número pequeno de tarefas, que podem ser utilizados em aplicações mais específicas, e também existem processadores mais sofisticados, que podem ser utilizados para os mais diferentes objetivos, desde que programados apropriadamente.

Processadores geralmente possuem uma pequena memória interna, portas de entrada e de saída, e são geralmente ligados a outros circuitos digitais como memórias, multiplexadores e circuitos lógicos. Muitas vezes também um processador possui uma porta de entrada de instruções, que determinam a tarefa a ser realizada por ele. Estas seqüências de instruções geralmente estão armazenadas em memórias, e formam o programa a ser executado pelo processador.

Em geral, fala-se que um processador é melhor do que outro na medida em que ele pode realizar uma mesma tarefa em menos tempo, ou com mais eficiência. Processadores podem ser projetados para tarefas extremamente específicas, realizando-as com eficiência insuperável. Este é o caso nos processadores que controlam eletrodomésticos e dispositivos simples como portões eletrônicos e algumas partes de automóveis. Outros visam uma maior genericidade, como nos processadores em computadores pessoais.

Os processadores formam a classe mais elevada de circuitos digitais, precedidos pelas máquinas de estado e unidades de lógica e aritmética.

Exemplos de processadores.* Microprocessadores — São utilizados nos computadores pessoais, workstations e mainframes. Podem ser programados para executar as mais variadas tarefas;
* Processadores Digitais de Sinal (DSP) — são processadores mais simples, presentes em aparelhos de CD, DVD e televisores digitais. Em geral, realizam sempre uma mesma tarefas simples.
* Microcontroladores — Processadores relativamente flexíveis, de relativo baixo custo, que podem ser utilizados em projetos de pequeno tamanho. Podem trazer facilidades como conversores A/D embutidos, ou um conjunto de instruções próprias para comunicação digital através de algum protocolo específico.

O que é um processador ?

O processador, é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele faz parte de um importante elemento do computador, a Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit). Hoje todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que compunham a Unidade Central de Processamento estão integrados no microprocessador.

Os processadores trabalham apenas com linguagem de máquina (lógica booleana). E realizam as seguintes tarefas: - Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rígido ou disquetes), são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados; - Controle de todos os chips do computador.


AMD ou Intel

Este segundo aspecto tem total relação com seu bolso. Embora o desempenho dos processadores Intel seja superior na grande maioria dos casos, em comparações de modelos de mesma velocidade, a AMD conta com os itens mais baratos do mercado. Cada aplicativo reage de uma forma diferente com os processadores, portanto sugerimos que você procure informações sobre desempenho nos aplicativos que utilizará antes de decidir.

Além disso, não é só o processador que entra nessa conta. As placas-mãe para Intel – em especial da nova arquitetura Nehalem – são mais caras que as da AMD. Os novos conjuntos Intel requerem o uso de memórias DDR3, que também custam um pouco mais, embora sejam um padrão a ser seguido nos próximos anos.

Escolha o soquete correto

Soquetes – sockets, em inglês – referem-se ao conector entre a placa-mãe e o processador. Embora alguns modelos de CPUs sejam compatíveis com mais de um deles, é recomendável tomar muito cuidado para não errar nessa etapa da escolha.
Em processadores atuais da AMD é mais fácil decidir, visto que a tecnologia atual de soquetes, chamada de AM3, contempla todos os novos modelos da empresa. Tudo o que você precisa fazer é comprar uma placa-mãe dentro desses parâmetros, avaliando também as outras características dela - entradas USB, qualidade de som e vídeo - para fazer a melhor escolha.


Sem comentários:

Enviar um comentário