sábado, 8 de outubro de 2011

Placa-mãe...

Motherboard.jpgPlaca-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.
Confira abaixo algumas dicas e sugestões de compras para Placa Mãe.

Quais são os tipos de Placa Mãe?


Os dois principais tipos de Placa Mãe são:
  • On Board - são placas que já trazem acoplados os processadores de vídeo, som, modem e rede. Isso significa que mesmo que você queira, não terá como fazer melhorias no seu equipamento, já que a troca ou expansão das placas de som, imagem, modem e rede não pode ser realizada. Para computadores de escritório, por exemplo, que em geral não precisam rodar muita coisa além de alguns aplicativos de texto e planilhas de cálculo, as placas mãe on board podem ser um bom negócio, principalmente pelo seu baixo custo.
  • Off Board - são as placas que permitem a conexão de uma grande variedade de placas acessórias, capazes de incrementar a visualização de imagens, rodar jogos com maior eficiência, dentre outros. Geralmente, estas placas trazem, no máximo, a placa de rede já acoplada.

 

O que são slots de expansão?


Para que seja possível conectar placas que adicionam funções ao computador, é necessário fazer uso de slots de expansão. Esses conectores permitem a conexão de vários tipos de dispositivos. Placas de vídeo, placas de som, placas de redes, modems, etc, são conectados nesses encaixes.
Os tipos de slots mais conhecidos são:
  • PCI (Peripheral Component Interconnect)
  • AGP (Accelerated Graphics Port)
  • CNR (Communications Network Riser)
  • PCI Express (PCI-E)
  • ISA (Industry Standard Architecture), já fora de uso.

Qual a importância do BIOS na Placa Mãe?


O BIOS contém todo o software básico e necessário para inicializar a placa mãe, checar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional, o que pode ser feito a partir de um HD, CD-ROM, pendrive ou qualquer outra mídia disponível. O processador é programado para procurar e executar o BIOS sempre que o micro é ligado, processando-o da mesma forma que outro software qualquer. Muitos fabricantes oferecem a atualização do BIOS para solucionar pequenos defeitos ou para permitir a instalação de novos processadores que foram lançados mais recentemente. No entanto, este procedimento só é recomendado para aqueles usuários que dominam um pouco melhor a rotina de instalação e montagem do computador. Caso contrário, procure ajuda de alguém mais experiente.

O que preciso saber sobre Placa Mãe, na hora de comprar uma?


Na hora de comprar uma placa mãe, é importante que você saiba o tipo do seu processador (socket ou barramento), das memórias, dos dispositivos SATA/IDE e da placa de vídeo. Isso é importante para evitar a compra de uma placa mãe incompatível com os demais componentes do seu computador.


Sem comentários:

Enviar um comentário